acho que posso dizer que já estive em muitos hostels. escusado será dizer que em todos os casos, há que escolher sempre a opção mais barata, vulgo uma cama onde calhar. e apesar disso, calha sempre uma coisa diferente. desde um luxuoso quarto duplo com casa de banho e duche privado algures no meio da Suécia até a uma cave sem janelas com 40 beliches encavalitados uns em cima dos outros, mais uns colchões no chão e onde é preciso descer a rua se quisermos tomar banho, em Estocolmo. Sem esquecer o arranha céus de 5 estrelas e 16 andares no centro de Copenhaga, o hostel ecológico (muito bem) gerido por dreads e góticos também em Copenhaga, o palacete de quartos espaçosos e tectos altos em Florença, a residência fantasma sem cortinas no chuveiro e com urinóis à porta e insectos mortos no chão de Bratislava, ou o sufocante quarto no último sufocante andar,com o beliche quase colado ao tecto, e com um elevador não menos sufocante, na sufocante Atenas.
Com ou sem pequeno almoço, com ou sem cartão de alberguista, com ou sem colchões que deixam muito a desejar, há de tudo e para todos.
Pois venho aqui apresentar-vos o Fithostel, mais um dos muitos hostels que fazem parte da Hostelling International (ainda não consegui encontrar um padrão, para além do símbolo azul e do desconto para os que têm cartão de alberguista).
Este aqui fica nada mais nada menos do que na Islândia (país sobre o qual ainda não fizémos nenhum
post decente - shame on us), mais concretamente a 10 minutos de carro do aeroporto internacional da ilha, Keflavik, e a 45 minutos da povoação, ups, desculpem, capital, que é Reykjavic. Tudo bem, já vimos pior, pensariam vocês, até verem o sítio onde puseram os espanhóis e os portugueses a dormir:
SIM! É um barracão pré-fabricado daqueles que servem de escritórios nas obras! Vulgo contentor.. Aposto que sempre sonharam dormir num sítio assim. Sim, tem 6 camas lá dentro, e não, não tem casa de banho, o que signfica que sim, temos que sair à rua para lavar os dentes, tomar banho, etc. Tudo isto, pela módica quantia de 20 euros... porque a Islândia é um sítio caro!