Tuesday, June 12, 2007

este comboio não vai para lado nenhum

imaginem que entravam num comboio, vindos de uma bela tarde de andar nas ruas de uma bela cidade, para trás e para a frente, sob um sol bem quente (sim, estou a falar de uma cidade nórdica!), e que, mal se sentavam deliciados nos confortáveis sofás azuis da carruagem e saboreavam o fresquinho do ar condicionado, uma voz-de-comboio-mas-sem-ser-de-máquina debita qualquer coisa naquele arranhar de língua que é o dinamarquês, para dizer logo a seguir 'this train is not going anywhere'. que é o mesmo que dizer: levantem os vossos rabos turísticos dos nossos bancos confortáveis, carreguem com as vossas malas pesadonas de novo e toca lá para fora para o calor e a confusão da estação, que nós aqui não percebemos nada disto e não nos entendemos com o pessoal sueco lá do outro lado da ponte, e portanto vão ter que apanhar outro comboio.

fixe,não é?

pois, isto é uma constante na estação de comboios em copenhaga. neste dia, vá lá, tivemos sorte e foi só mudar para o comboio do lado, e ir tipo sardinha em lata / metro de lisboa mas versão suecos-a-cheirar-a-álcool-e-com-um-dente-podre-por-causa-do-snus-vindos-de-um-feriado-passado-no-tivoli
(perdoem o excesso de hífens, mas dá muito jeito quando se quer salientar uma ideia-assim-deste-género). não é propriamente a primeira impressão que se está à espera num dos civilizados países nórdicos. mas adiante.

outras versões incluem um atraso de 5, 10, 15, 20, ou mesmo 24 minutos!!!!!!!, ter que mudar de comboio em cima da hora mas para outra plataforma (o que significa correr escadas rolantes acima e abaixo com as malas atrás, no meio da multidão, e vá lá que vão todos no mesmo sentido!), ter que trocar de comboio a meio do percurso...

só houve uma vez, uma única vez, incluindo quando cá estive no verão passado, em que eu consegui fazer a minha viagem copenhaga-lund sentadinha no meu banco confortável e sem sair do lugar (sem ser para ir à casa de banho de portas automáticas), e foi daquela vez em que fiz um post sobre copenhaga.

hoje: após 6 minutos de atraso, lá chega à estação de copenhaga o comboio fixe, que me ia levar direitinha a lund, após deixar os meus pais em caminho no aeroporto (:)). phones nos ouvidos e livro em riste, atravesso o öresund. paragem de 10 minutos da praxe em malmö, e o comboio segue... mas não pelo caminho esperado. quando dou por mim, estou de novo a atravessar o öresund! a menos que me atire para a água, não tenho outra hipótese senão voltar à dinamarca... saio na primeira paragem, que é o aeroporto, e corro para a plataforma oposta na esperança de entrar logo num comboio no sentido certo. chego lá, olho para o painel.. e, surpresa das surpresas, o comboio está 9 minutos atrasado. quando volto a olhar... 18 minutos atrasado. mais uma olhadela... 24 minutos! e a bateria do iFriend a acabar. mas pelo menos... quando me sentar no comboio, é para não me levantar até ser para ir para a bicicleta. não podia estar mais enganada. estava a meio da minha terceira travessia pelo öresund do dia (não é pra todos!), quando ouço uma salgaraviada dinamarquesa, logo seguida de um sentido pedido de desculpas a todos os passageiros uma vez que este comboio afinal, também só vai até malmö! lá chegada, corro para a salvação: vivam os pagatåg roxos, giros, fixes e pontuais da skånetrafiken.




2 comments:

maria 3a said...

que saga!!!

polvicia said...

que cena!

pois viva a skånetrafiken
e viva skåne ;)
(lê-se skôna)