Thursday, October 4, 2007

Tuesday, September 25, 2007

byebyes

I promised some friends to write in English…and I will do my best: thingsilikemost.blogspot.com

See you there and no more here

*
Paula

Monday, September 24, 2007

há várias maneiras de acenar ao autocarro para ele parar. podemos usar um dedo, ou dois, ou mesmo a mão, por vezes o passe e de vez em quando a carteira. mas usar um pacote de batatas fritas da ruffles, acho que merece um prémio de originalidade. só foi pena não ter conseguido registar o momento.

Friday, September 21, 2007

everything is illuminated

claramente, isto já não é lundo. pelo menos por uns tempos. de qualquer maneira, continua a servir para dizer disparates e mandar bitaites (detesto esta palavra, nem sem porque a escrevi, talvez porque rima mais ou menos).

posto isto, fiquem a saber que hoje pela primeira vez na vida, esqueci-me de sair na minha paragem de autocarro. nunca tal tinha acontecido, nem sequer quando vinha à noite no 202 e quase que adormecia com a cabeça encostada ao vidro, ou quando ia de manhã no 16 a dormir às cabeçadas.

motivo:
o livro é simplesmente BRUTAL! E tem que ser lido, sem qualquer hipótese, em inglês. Porque pôr um personagem ucraniano a escrever em inglês é, no mínimo, hilariante. É como aprender uma língua nova.

depois ainda há o filme:
=
a primeira imagem é do filme, a segunda não, claramente. mas sim, são os mesmos. é só estilo. em ambas as fotos.
e para terminar em grande:

e nem sequer mencionei a banda sonora... enfim. até breve.

Thursday, September 13, 2007

motivos

é fácil de escrever uma carta de motivação quando se está motivada.

come on baby, do the locomotion

Sabemos que um filme de três horas tem mesmo três horas quando ao fim de duas horas, quando já parece que passaram três horas e o filme está mesmo a acabar e nós pensamos que já podemos respirar de alívio, nos apercebemos, sem ter que olhar para o relógio, que ainda falta uma hora.


Saturday, September 8, 2007

Saudades de outras cenas

Isto é lundo, não haja dúvidas. E aqui “tá-se bem”, não há razões para estar mal mesmo quando as coisas correm “menos bem” ou "mal". Os males superam-se com o tempo.
Que fixe. Ainda bem que é assim. Ainda bem que somos mais fortes do que pensamos ser.
E segunda-feira apresento o trabalho e fico mais aliviada, 20% aliviada…O resto do alívio virá depois, quando for o FIM. Daqui a uma(s?) semana(s?). E entretanto:
Os livros leram-se.
O 6F está muito “empty&quiet”.
Lá fora há vento e céu cinzento.
Estou farta da net!
Tenho uma cama encostada à parede.
Um quadrado de espaço, não sei de quantos metros quadrados.
Tenho os passos e compassos na cabeça.
Vieram-me assim de repente…
A menina dança? (Claro que sim)
Sozinha? (E porque não…)
Ninguém vê (Melhor ainda)


Não sei para onde vou, mas para onde for vou ter de me arranjar, vou ter de dançar...

Tuesday, September 4, 2007

Tardes impróprias para consumo



e noites...

só de olhar para estas fotos até já estou com preguiça de voltar a pegar no inevitável:

A pré-tese,

eventualmente "pré-pré-tese" de Lund a.k.a "pré-pré-pré-tese" do IST, que tenho de entregar amanhã.

Sunday, August 26, 2007

MälmoFestivalen (Recuerdo 2)

Fomos de Mojito...
Swedish boy nr. 21
Swedish boy nr. 42
fotos tiradas em condições precárias
Foto tirada pelo Swedish boy nr. 33 (A Yukiko em vez de olhar pá foto tinha de ficar a tirar uma, claro...)

A ladiesnight...
Nunca tinha pensado nesta
mas o clã masculino de sempre estava com poucos representantes e por isso não tivemos de excluir ninguém. Foi só juntarmos quem cá estava e fazer essa grande NIGHT
Nunca foi tão fácil conviver com Suecos...


kisses

MälmoFestivalen (Recuerdo 1)





Os The MoonBabies...
Confesso que o nome me deixou um pouco desconfiada, mas gostei da música deles e depois
têm asas , lançam bolinhas de sabão a meio do concerto, são Svenska, são pop, são indie ...
são um duo...supostamente porque depois há aquele grande guitarristamanequim ali da foto 3.


post scriptum: http://www.moonbabiesmusic.com

Wednesday, August 1, 2007

lisbon hot nights

(há uma banda sueca chamada 'Sahara Hot Nights')apesar de tudo o que ficou para trás, há momentos em que só dá mesmo para pensar que até sabe bem estar de volta

Tuesday, July 31, 2007

dans paris

no regresso a lisboa, a saudade e a urgência do fresquinho das salas de cinema, o ciclo dos melhores filmes do ano no nimas e o ciclo lars von trier no king, levaram-me a não perder tempo e fazer o medeia card. 5 noites, 5 filmes, todos diferentes mas com uma coisa em comum e que eu adoro: o genérico final dura apenas uma música. Uma música, e as letras acabam. um pouco geek, talvez, eu sei, mas deixa-me contente.

dois e meio dos meus minutos preferidos do dans paris (ou seja todos!) (obrigada paulinha, pela recomendação)

Friday, July 27, 2007

A vida é cheia de possibilidades

Observado em: Lund, Sodra Sandby, SKANE
Elevation: 180 ft / 54 m

Sexta
Possibilidade de chuva. Parcialmente nublado. Máxima 68° F. / 20° C. Vento Oes-Sudoeste - OSO 29 mph (0.868845 nó). / 46 km/h. Chance of precipitation 30%.
Sexta à noite
Possibilidade de chuva. Parcialmente nublado. Mínima 55° F. / 13° C. Vento Oes-Sudoeste - OSO 22 mph (0.868845 nó). / 36 km/h. Chance of precipitation 20%.
Sábado
Possibilidade de chuva. Céu Encoberto. Máxima 66° F. / 19° C. Vento Oes-Sudoeste - OSO 20 mph (0.868845 nó). / 32 km/h. Chance of precipitation 50%.
Sábado à noite
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Mínima 53° F. / 12° C. Vento Oes-Sudoeste - OSO 26 mph (0.868845 nó). / 43 km/h. Chance of precipitation 30%.
Domingo
Possibilidade de chuva. Parcialmente nublado. Máxima 62° F. / 17° C. Vento Oeste - O 26 mph (0.868845 nó). / 43 km/h. Chance of precipitation 20%.
Domingo à noite
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Mínima 50° F. / 10° C. Vento Oeste - O 26 mph (0.868845 nó). / 43 km/h. Chance of precipitation 30%.
Segunda
Possibilidade de chuva. Céu Encoberto. Máxima 66° F. / 19° C. Vento Oeste - O 22 mph (0.868845 nó). / 36 km/h. Chance of precipitation 20%.
Segunda à noite
Possibilidade de chuva. Pouco nublado. Mínima 51° F. / 11° C. Vento Oeste - O 20 mph (0.868845 nó). / 32 km/h. Chance of precipitation 20%.
Terça
Possibilidade de chuva. Céu Encoberto. Máxima 68° F. / 20° C. Vento Oes-Noroeste - ONO 20 mph (0.868845 nó). / 32 km/h. Chance of precipitation 40%.
Terça à noite
Pouco nublado. Mínima 53° F. / 12° C. Vento Noroeste - NO 15 mph (0.868845 nó). / 25 km/h.

e a lei de Murphy também.

Monday, July 16, 2007

Sunday, July 15, 2007

homenagem

não há palavras.

presenting...

...a única construção humana digna de atenção em toda a islândia:
(não é um postal)
não sei porquê, se calhar como a natureza já se tinha encarregue de esculpir aquela ilha toda com paisagens lindíssimas, desde cascatas a glaciares, passando por prados verdes, campos de lava, praias, rios, montanhas, campos de lavanda, etc, o pessoal islandês cagou para a arquitectura e só fez barracões, pré-fabricados, e edifícios feios. Reyjkavic incluída.

e o que é que fazem 7 espanhóis e 3 portugueses, às duas da manhã, no sítio mais fixe de Reykjavic?
un botéllon!

Saturday, July 14, 2007

um sábado em Lund

um dia inteiro à volta do pc e da MS thesis

uns polímeros esquecidos na bancada do Lab

ida ao Lab -> Sol Sol Sol!

volta do Lab -> molha

o que vai salvar este dia sem graça é... o barbeque!
Ainda bem que há uma fartura de relva e espaço na Suécia,
basta que o tempo esteja mais ou menos e já ninguem se queixa,
vai tudo socializar entre carnes grelhadas.
E depois aqui em Lund, além das lesmas, das cobrinhas e dos caracóis que invadem o chão quando chove a cântaros(e que a Ana já referiu), há também os coelhos e os esquilos
e esses andam sempre por aqui a saltar.
Pergunto-me se em Portugal já não se teriam lembrado de caçar uns coelhitos e assá-los?
Eu acho que sim...
mesmo assim, tenho saudades de P

read my mind


... ou como os the killers são uma das bandas mais fixes que por aí andam, e somos tão poucos a reconhecer isso. the killers ao coliseu, já!

Friday, July 13, 2007

filas

Tenho saudades de estar na fila e perceber o que as pessoas estão a dizer. Estar sozinha na fila por si só já é suficientemente aborrecido, então não percebendo o que se passa a nossa volta... Claro que podemos observar as pessoas e tudo o mais, mas isso é apenas metade do divertimento, se não conseguirmos ouvir as conversas banais sobre o tempo, sobre o trabalho, os filhos, os avós, os netos e restantes familiares, a festa da noite passada ou a ressaca do dia seguinte. Imaginar não chega.

Não há qualquer hipótese de cusquice aqui. Só mesmo se estiver numa fila com estrangeiros, mas nesta estacao isso é cada vez mais raro...

Thursday, July 12, 2007

chuva & lesmas

não sei se também há por aí, mas aqui há um anúncio a um carro em que este vai numa estrada e à frente dele vai um camião cheio de laranjas. tão cheio que vão caindo e rolando estrada fora e o carro, com toda sua perícia, consegue evitar todas e não esborrachar nenhuma. e no fim, até fica com uma laranja no banco de trás.

aqui é mais ou menos a mesma coisa, só que, em vez de haver laranjas rolantes na rua, há lesmas gordas aos magotes. e em vez de ter um carro cromo, tenho uma bicicleta de rodas tortas. e não acabei (felizmente) com nenhuma lesma colada ao meu banco. mas tirando isso, é quase igual!

ainda não houve um dia em que não tivesse chovido desde que aquela semana de um calor impossível aconteceu no início de junho...

Wednesday, July 11, 2007

no time for.


no time for., originally uploaded by barely_legal.

aqui acabaram-se as experiências laboratoriais e escreve-se o relatório final, o núcleo da tese. e pensa-se enquanto se mexe no cabelo e nas pontas espigadas, se olha para as unhas que precisam de ser cortadas, e se aguarda pela hora de ver mais um six feet under. que se está a tornar um ritual. viva o nate.

Monday, July 9, 2007

Fithostel

acho que posso dizer que já estive em muitos hostels. escusado será dizer que em todos os casos, há que escolher sempre a opção mais barata, vulgo uma cama onde calhar. e apesar disso, calha sempre uma coisa diferente. desde um luxuoso quarto duplo com casa de banho e duche privado algures no meio da Suécia até a uma cave sem janelas com 40 beliches encavalitados uns em cima dos outros, mais uns colchões no chão e onde é preciso descer a rua se quisermos tomar banho, em Estocolmo. Sem esquecer o arranha céus de 5 estrelas e 16 andares no centro de Copenhaga, o hostel ecológico (muito bem) gerido por dreads e góticos também em Copenhaga, o palacete de quartos espaçosos e tectos altos em Florença, a residência fantasma sem cortinas no chuveiro e com urinóis à porta e insectos mortos no chão de Bratislava, ou o sufocante quarto no último sufocante andar,com o beliche quase colado ao tecto, e com um elevador não menos sufocante, na sufocante Atenas.

Com ou sem pequeno almoço, com ou sem cartão de alberguista, com ou sem colchões que deixam muito a desejar, há de tudo e para todos.

Pois venho aqui apresentar-vos o Fithostel, mais um dos muitos hostels que fazem parte da Hostelling International (ainda não consegui encontrar um padrão, para além do símbolo azul e do desconto para os que têm cartão de alberguista).
Este aqui fica nada mais nada menos do que na Islândia (país sobre o qual ainda não fizémos nenhum post decente - shame on us), mais concretamente a 10 minutos de carro do aeroporto internacional da ilha, Keflavik, e a 45 minutos da povoação, ups, desculpem, capital, que é Reykjavic. Tudo bem, já vimos pior, pensariam vocês, até verem o sítio onde puseram os espanhóis e os portugueses a dormir:

SIM! É um barracão pré-fabricado daqueles que servem de escritórios nas obras! Vulgo contentor..

Aposto que sempre sonharam dormir num sítio assim. Sim, tem 6 camas lá dentro, e não, não tem casa de banho, o que signfica que sim, temos que sair à rua para lavar os dentes, tomar banho, etc. Tudo isto, pela módica quantia de 20 euros... porque a Islândia é um sítio caro!

Homenagem número não-sei-quantas





à Staropramen...

Porque é a melhor cerveja que eu bebi até hoje, porque me dá gosto bebê-la, porque aprecio uma boa cerveja e não alarvo, evidentemente. Bebo-a sempre como se fosse a última.
Antiglobalização sim, mas no meio de certas bebidas que tanto influenciam o Mundo, também a Staropramen devia ser Global.

Desculpem-me os mais sensíveis ao fenómeno e o termo "certas bebidas" para amantes de coca-colas e outras que tais.

Sunday, July 8, 2007

we're not living in america (and we're not sorry)

the sounds: porque (como vocês sabem) na suécia também se faz música boa, mesmo que não passe na rádio.

Tony the beat (Push it)

(grande vídeo, grande música)

Song with a mission


Painted by numbers

(segundo a paulinha, se nós ficássemos muito tempo na suécia, ficávamos assim como ela :D)

Friday, July 6, 2007

3 da manhã

na islândia, o panorama radiofónico não anda muito longe do sueco. se tirarmos os hits dance europop suecos e ficarmos só com o resto, vai dar ao mesmo. e acreditem que nós percorremos toda a gama FM. que, diga-se de passagem, não é muito vasta... só mesmo ao é de reykjavic é que se consegue ouvir alguma coisa que não seja chhhhhhhzzzzzzzzzfiiiiiiiii etc.

resultado:



pá, estes vídeos uploadados para o youtube e afins é que ficam mesmo mauzinhos :(

Tuesday, July 3, 2007

dias de luto: #1



Enjoy... aguardamos relatos :)

Saturday, June 30, 2007

cartas

n.º de portugueses no 6D esq de Möllevångsvägen: 4 em 6
n.º de baralhos de cartas no 6D esq de Möllevångsvägen: zero

não me vou perdoar a mim mesma se sair daqui sem fazer um torneio de sueca intra-apartamento.

Friday, June 29, 2007

our love to admire

às vezes consigo ouvir, às vezes não, pode acontecer no mesmo dia. apesar de ser muito, muito fácil de gostar deles à primeira, pela melodia, pela guitarra, pela voz, pelas letras, por tudo... não é para todos.

não é de certeza para o grupo de indie-rockers-adolescentes que nos impedia de estar na primeira fila, e que passaram cada música do concerto no ritual de 10 segundos de falsa histeria e pseudo-headbanging+ resto da música a cravar cigarros uns aos outros, fumá-los e rodá-los entre eles como se fosse uma droga qualquer. para cima, literal e frontalmente, de nós. estes putos, se fazem mesmo questão de ouvir música de NYC, ficavam melhor servidos com Strokes (não quero com isto menosprezar os strokes... vocês sabem! eles não eram dignos,nem dos strokes, nem, sei lá, dos Jet eles eram dignos), apenas em termos de energia e mood.

só para realçar aquilo que vocês afinal de contas até já sabem, que a música deles vem com aquele peso enorme em cima e que não deixa ninguém indiferente, e que os distingue de muitos outros que por aí andam. e que só pode ser positivo. às vezes ocorre-me que queria ter sido muito, muito magoada por alguém, só para poder escrever aquelas músicas e cantar daquela maneira que ele cantou na 4ª feira. claro que logo a seguir penso 'ridículo, já me enche tanto às vezes quase que sentir tudo aquilo que ele está a cantar'. (e é às vezes nessas circunstâncias que tenho que parar de ouvir. mas só às vezes).

I'm gonna pull you in close
I'm gonna wrap you up tight
I'm gonna play with the braids that you came here with tonight
I'm gonna hold your face, and toast the snow that fell
Because friends don't waste wine when there's words to sell

I feel like love is in the kitchen with a culinary eye
I think he's making something special
And I'm smart enough to try
If you don't trust yourself for at least one minute each day,
Well you should trust in this, girl, cause loving is coming our way.

If you can fix me up we'll go a long way
If you can fix me up, girl, we'll go a long way.

(Take my love in real small doses.)

I will stand by all this drinking if it helps me through these days
It takes a long time just to get this all straight.
I'll showcase on Route 7 when I find the right place
It takes a long time just to get this all straight
In my mind, this is my free-time

To let it all away
Spend it all today
Spend it all today
It took time then I found you.


sim, eles são fixes, sim eles tocam bem, sim eles vestem-se de preto, sim a voz é mesmo assim, e sim, foi muito bom.
mas chega de testemunhos, do it yourself e depois partilhem as ideias. votos de um bom concerto, aí na west coast.

(e um obrigado ao pedro ramos que finalmente me deu a inspiração para escrever qualquer coisa de jeito sobre eles)

Wednesday, June 27, 2007

on the radio

bem... prometo depois disto não vos atormentar mais com este assunto! mas na sequência dos vídeos que aqui divulgámos há uns tempos, diverti-me um bocadinho a passear nos vídeos relacionados do YouTube, e a conclusão a que cheguei após o visionamento atento dos vídeos das músicas que aqui se ouvem na rádio é a seguinte:

SEM EXCEPCÃO, todos os hits que fazem os CDs-compilacões suecos, que passam nos anúncios da TV, que passam 10 vezes ao dia em todas as rádios que conseguimos sintonizar, e que animam as nossas aulas no ginásio, são (e repito, sem excepcão) nada mais nada menos que todos os candidatos suecos ao Festival Eurovisão da Cancão.

Tirem as vossas conclusões... a minha é que o mainstream musical sueco ainda vive atormentado pelo fantasma dos Abba. Mamma mia!

A cereja no topo do bolo (leia-se o vencedor deste ano!) são os The Ark:



Este aqui talvez já seja vosso conhecido, é o Andreas Johnson!



E já agora um bocadinho em sueco...



Espero sinceramente não ter ofendido ninguém :P

PS: Ainda assim, não desistimos da nossa busca por uma rádio sueca que passe música de jeito. Ontem, ao tentar sintonizar uma rádio que desse música fixe, no rádio lá de casa onde não dá para ver a janelinha do tuning, finalmente encontrámos uma! A euforia.... para uns minutos as seguir descobrirmos que afinal era uma rádio dinamarquesa. Enfim...

Monday, June 25, 2007

(cont.)


A Islândia é muito linda e muito fixe, mas chegar a casa e ter surpresas na caixa do correio é igualmente lindo e fixe.
a islândia é fixe, muito fixe. mas o facto de o caminho no sentido supermercado->casa ser a descer, é tão fixe como a islândia.

Tuesday, June 19, 2007

rainy days, sunny days

dias de chuva. dias de sol. dias de sol e de chuva e dias de chuva e de sol. é sempre bom, quando de manhã saímos de casa de gabardina e chapéu de chuva (pedalar contra o vento com o guarda-chuva a servir de escudo), e ao voltar para casa podemos guardá-los na mochila e respirar o ar fresco que fica assim ao fim do dia ao mesmo tempo que o sol brilha (ainda) lá no alto.

(não sei se dá pra perceber mas o chão está molhado)

resultados nem por isso positivos, mas um fim-de-semana de descanso (ou não) para look forward to, a M.I.A. no iFriend e na disco em Copenhaga, despedidas, festas, risota atrofiante no comboio.. jantares, pedalar por aí, e concluir que a catedral de Lund é cada vez mais o meu edifício preferido.. aquela imponência lindíssima e ao mesmo simples no meio dos jardins lundianos e das pessoas estendidas na relva, nesta cidade minúscula onde um prédio (raro) de 3 andares é um arranha-céu, é qualquer coisa (não vale a pena pôr foto, só mesmo se ela vos surgisse à frente é que dava para perceber).

até daqui a uns dias

Sunday, June 17, 2007

morangos suecos

comprei morangos hoje no supermercado. eu sei que não sou assim grande fã de morangos. mas tinham um óptimo aspecto, cheiravam bem e a caixa era fofa.

Thursday, June 14, 2007

nós e a música

devo dizer, paulinha, que o teu último post fez-me reparar que o nosso blog é muito pouco musical. não pode ser! até parece que a música não tem um papel importantíssimo na nossa vida aqui...

já tinha andado a pensar numa maneira de partilhar com os nossos leitores aquelas grandes canções que marcam aqueles momentos, e mais uma vez o teu post deu-me a ideia: o que poderia ser melhor do que pôr aqui os vídeos?

para além da música que foi mostrada no post passado, que é sem dúvida uma grande malha, gostava aqui de vos mostrar outra canção que se tem vindo a tornar cada vez mais indispensável:


são músicas como esta que originam momentos como este
para breve, outras músicas que VALE A PENA OUVIR!

Wednesday, June 13, 2007

Mix MegaPueooool





Sem desconsideração pelos meus labmates (Mathieu e Emma)
mas, de facto quanto estou sozinha no laboratório, só posso contar com este rádio aqui das fotos.
Bem velhiiinho,
bem feiiinho,
com um tuning que deixa muito a desejar....
É já um amigo.
A frequência que apanha melhor, só podia ser a pior: MIX MEGAPOL RADIO CITY MäLMO!!
Estão lá as malhas suecas todas 4, 5, 6 vezes cada uma por dia (por exemplo esta: http://www.youtube.com/watch?v=2q-HLOQRpv4)
Faz barulho e isso é o mais importante...é que o silêncio às vezes atrofia.

For lab times, old fashion radio time!

Tuesday, June 12, 2007

nostalgia

é alguém (obrigada luís) pôr a tocar a discografia toda de uma banda que eu já não ouvia há ANOS, e eu ainda saber as letras todas e saber em que parte é que a música para, quando é que começam os refrões, etc etc ad eternum.

e lembrar-me dos vídeos que davam no sol música, de ter cassetes gravadas, e de discutir as músicas que gostava e que não gostava (aquelas em que ela berrava em vez de cantar) com as duas únicas pessoas com quem o podia fazer na altura e que foram as pessoas que me mostraram os dover (obrigada pedro e obrigada zé).

confissão

ontem aspirei o meu quarto tão bem, tão bem que aspirei uma mosca. mas enquanto voava! e não foi fácil. mas após um ou dois minutos de perseguição, lá consegui.

este comboio não vai para lado nenhum

imaginem que entravam num comboio, vindos de uma bela tarde de andar nas ruas de uma bela cidade, para trás e para a frente, sob um sol bem quente (sim, estou a falar de uma cidade nórdica!), e que, mal se sentavam deliciados nos confortáveis sofás azuis da carruagem e saboreavam o fresquinho do ar condicionado, uma voz-de-comboio-mas-sem-ser-de-máquina debita qualquer coisa naquele arranhar de língua que é o dinamarquês, para dizer logo a seguir 'this train is not going anywhere'. que é o mesmo que dizer: levantem os vossos rabos turísticos dos nossos bancos confortáveis, carreguem com as vossas malas pesadonas de novo e toca lá para fora para o calor e a confusão da estação, que nós aqui não percebemos nada disto e não nos entendemos com o pessoal sueco lá do outro lado da ponte, e portanto vão ter que apanhar outro comboio.

fixe,não é?

pois, isto é uma constante na estação de comboios em copenhaga. neste dia, vá lá, tivemos sorte e foi só mudar para o comboio do lado, e ir tipo sardinha em lata / metro de lisboa mas versão suecos-a-cheirar-a-álcool-e-com-um-dente-podre-por-causa-do-snus-vindos-de-um-feriado-passado-no-tivoli
(perdoem o excesso de hífens, mas dá muito jeito quando se quer salientar uma ideia-assim-deste-género). não é propriamente a primeira impressão que se está à espera num dos civilizados países nórdicos. mas adiante.

outras versões incluem um atraso de 5, 10, 15, 20, ou mesmo 24 minutos!!!!!!!, ter que mudar de comboio em cima da hora mas para outra plataforma (o que significa correr escadas rolantes acima e abaixo com as malas atrás, no meio da multidão, e vá lá que vão todos no mesmo sentido!), ter que trocar de comboio a meio do percurso...

só houve uma vez, uma única vez, incluindo quando cá estive no verão passado, em que eu consegui fazer a minha viagem copenhaga-lund sentadinha no meu banco confortável e sem sair do lugar (sem ser para ir à casa de banho de portas automáticas), e foi daquela vez em que fiz um post sobre copenhaga.

hoje: após 6 minutos de atraso, lá chega à estação de copenhaga o comboio fixe, que me ia levar direitinha a lund, após deixar os meus pais em caminho no aeroporto (:)). phones nos ouvidos e livro em riste, atravesso o öresund. paragem de 10 minutos da praxe em malmö, e o comboio segue... mas não pelo caminho esperado. quando dou por mim, estou de novo a atravessar o öresund! a menos que me atire para a água, não tenho outra hipótese senão voltar à dinamarca... saio na primeira paragem, que é o aeroporto, e corro para a plataforma oposta na esperança de entrar logo num comboio no sentido certo. chego lá, olho para o painel.. e, surpresa das surpresas, o comboio está 9 minutos atrasado. quando volto a olhar... 18 minutos atrasado. mais uma olhadela... 24 minutos! e a bateria do iFriend a acabar. mas pelo menos... quando me sentar no comboio, é para não me levantar até ser para ir para a bicicleta. não podia estar mais enganada. estava a meio da minha terceira travessia pelo öresund do dia (não é pra todos!), quando ouço uma salgaraviada dinamarquesa, logo seguida de um sentido pedido de desculpas a todos os passageiros uma vez que este comboio afinal, também só vai até malmö! lá chegada, corro para a salvação: vivam os pagatåg roxos, giros, fixes e pontuais da skånetrafiken.




Wednesday, May 30, 2007

novas tecnologias & furadores suecos

Não imaginam a minha felicidade hoje quando descobri que a impressora/fotocopiadora nova do departamento, para além de fotocopiar, imprimir, e scanar coisas a cores, a preto e branco ou em diversas tonalidades de cinzento, ainda é capaz de agrafar e furar as folhas sozinha! Dá vontade de mandar imprimir papers só para poder chegar lá e tirar um artigo agrafado e furado directamente do tabuleiro.

Adeus tira-agrafos, agrafador e furador, adeus folhas tortas, adeus furos descentrados, adeus magoar-me a tirar agrafos!

Acrescente-se que aqui na Suécia, contra o standard europeu, e também contra o standard do resto do mundo, os furos nas folhas são totalmente diferentes. Um sistema muito à frente.. quase igual ao nosso, mas em vez de um furo _ um espaco _ um furo temos dois furos _ um espaco _ dois furos. É demasiado à frente para conseguir explicar, e a imagem.. é o melhor que se arranja. Mas... usar as minhas folhas que trouxe daí num dossier sueco? Impossível. Usar folhas furadas na Suécia num dossier não sueco? Ainda mais. Agora já percebi porque é que as micas/pastinhas finas de plástico para pôr um número limitado de folhas/... têm aqueles buracos todos. Afinal, os suecos também são rebeldes em algumas coisas...

Figura 1 - Representação esquemática de um dossier sueco
(desculpem, não me contive)

mais uma vez, os meus agradecimentos à wikipedia pela informacao fornecida..aqui.